Currículo Anahí Asa
Brasileira nascida em Paris em 1978, Anahí é multiartista indígena contemporânea, queer e educadora radical, questionando a educação e trazendo novas referências para o engajamento dos educadores com as crianças e com o próprio fazer/ser. Desenvolve a pedagogia da presença, por uma educação para a vida. Performer, dançarina, figurinista, videomaker, fotógrafa, pensadora, mãe. Inventa moda, escreve poesia e prosa poética, canta e seus males espanta.
Formada em 2004 na faculdade de Comunicação das Artes do Corpo com habilitação em Dança e em Performance pela PUC/SP .
Cursou a faculdade de Comunicação com habilitação em Cinema na FAAP (1997 a 2000).
Pesquisa hibridismo entre linguagens artísticas, processos de criação, comunicação e aprendizagem, conjugando o a reflexão ética-política com com estados e possibilidades metabólicas e expressivas do corpo. A arte como campo de experimentação, conhecimento e criação de culturas humanas na relação com a vida e o ambiente.
Pratica na vida e nos trabalhos a integração de dualidades arte-vida, corpo-mente, natureza-cultura, masculino-feminino, dentro-fora…
Em 2010 realizou uma viagem de 1 ano pelo Brasil, aprofundando o contato com diversas manifestações da cultura popular brasileira. Ampliou sua vivência e percepção do cotidiano e da cultura brasileira. A bagagem aumentou.
Em 2011 lançou a marca Nu AZul – roupas exclusivas e inclusivas, e começou a fazer figurinos para teatro, dança e música, além de peças exclusivas (e inclusivas) para o corpo expandido.
Em 2013 idealizou e criou, junto com um grupo de amigues, um bloco de carnaval, o Bloco do Água Preta, que traz alguns atuais assuntos políticos (e fluviais) para o ambiente público e festivo do carnaval de SP. O bloco surgiu de uma pesquisa sobre os rios de São Paulo, escondidos sob a superfície de asfalto da cidade, e traz à tona as águas e outros assuntos que seguem escondidos no nosso cotidiano urbano, impermeável, abrindo brechas de respiro e alegria ampla compartilhada, para encarar a treta e não sucumbir às dores coletivas.
Em 2015 fundou o projeto de educação Ori Mirim – Comunidade de Aprendizagem, em São Paulo, desenvolvendo entre crianças e adultos um processo de desconstrução de padrões colonizados de educação com base em princípios da auto-poiesis, em estudos do desenvolvimento humano, educação ativa, comunicação não-violenta, arte e processos de criação. Foi coordenadora do projeto de maio/2015 até dez/2021, quando fechou o projeto. Desde então vem desenvolvendo uma metodologia que elabora esta experiência em educação para ser aplicada em diferentes contextos de aprendizagem, criação e trabalhos em equipe, desenvolvendo uma ética/estética que abarque o humano em suas diversas dimensões, com integridade, consciência, corresponsabilidade, desfrute, cura e saúde integral, trabalhando para a criação de uma existência integrada à vida e pela regeneração da terra e da subjetividade humana, diante do colapso ambiental.
Pesquisas
2008/2009 – Ganhou o Prêmio Pesquisador 2008 no Centro Cultural São Paulo, desenvolvendo pesquisa intitulada: Artes de fronteira – Hibridismos e experimentações: Uma leitura expandida do material de performance e videoarte no Arquivo Multimídia do CCSP.
2002 / 2003 – Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica subsidiada pelo CEPE da PUC-SP, intitulada “Levantamento e mapeamento de diferentes concepções dentro da prática da improvisação em dança contemporânea na cidade de São Paulo”, abordando os trabalhos de Vera Sala, Tica Lemos (cia Nova Dança 4) e Zélia Monteiro (método Klauss Vianna), sob orientação de Rosa Hercoles.
Corpo Performance Dança
2023 – participa de Residencia Artivista ÉCLIMA pelo megafone artivismo e condô cultural, em São Paulo, iniciando o desenvolvimento do manifesto Corpo-Território.
2021 – Vídeo-Performance na abertura do Festival de Cinema Expandido avx.lab – Que passa? – Carta de amor expandido.
2013 – Desdança – eu queria construir uma ruína – dança-instalação no Festival Baixo Centro
2013 – Infiltrações – com Coletivo a Pé – performance multimidia no Festival Baixo Centro
2013 – Aqui Passa Um Rio – intervenção poético cartográfica no percurso do Rio Anhanguera no Festival Baixo Centro
2012 – CORPO CONJUNTIVO 2.0 festa multimidia – produção geral:
2012 – Participa de ação do Coletivo Casa no lançamento do livro “O que é uma casa?” de Vania Medeiros e Raiça Bonfim;
2011 – Performances-desespetáculo com o Projeto Axial;
2011 – CORPO CONJUNTIVO Expo-festa invenção ao vivo – Lançamento da marca Nu AZul e participação com dança e fotografia ao vivo no evento multimidia;
2011 – Hara Ori – dança invisível. First step: Performance for camera. Dança ao vivo na internet no evento Unwrap em Oslo, Noruega. Parceria com o grupo ACTS. Apoio: Estúdio Luzia – SP;
2009 – Video: 8 prelúdios para fuga ou a dupla fenda. Direção, performance, câmera e edição. Música de Lincoln Antonio. Exibido no Festival Tela Digital;
2007 –Instalação de corpo e vídeo: Lapsos de quase silêncios (eu queria construir uma ruína), na mostra de arte contemporânea RODA, espaço GAG, São Paulo – SP;
2006 – Apresentação de Taquigrafia do Movimento, um acontecimento pictórico. – Improvisação sobre o papel registrando os movimentos de uma dançarina. Impressões do efêmero. Instantes da plasticidade de um corpo. Com os artistas plásticos: Flávio Castellan, Federico de Aquino, Fabrício Lopes, Ulisses Bôscolo e Cleiri Cardoso. No evento CORPOINSTALAÇÃO no Sesc Pompéia, São Paulo – SP;
2005 – Realiza Performance Deforma – 2º estudo para cartografia do corpo, onde desenvolve a pesquisa de interação das linguagens de dança, teatro, artes plásticas e canto, no evento II CooperativaemCena, homenagem a Renato Cohen, São Paulo – SP (video);
2005 – Realiza Performance Desuso – 1º estudo para cartografia do corpo, de concepção própria, onde inicia pesquisa de interação das linguagens de dança, teatro, artes plásticas e canto, na Primeira Mostra Experimental do bar Cuore, São Paulo – SP (video);
2004 – Realiza performance Memória Poética na inauguração da sede da Associação Cultural Jatobá AJA, integrando o projeto Travessa Santana – Documentação Poética, São Paulo – SP ;
2004 – Realiza performance Memória Poética, integrando o projeto Travessa Santana – Documentação Poética, realizado pela Associação Cultural Jatobá AJA, São Francisco Xavier – SP;
2004 – Realiza performance-instalação Sala B – Risco de Sonho, com grupo Recontexto – instalação performance e ação, na mostra ENTREMEIOS, Estúdio Nova Dança, São Paulo – SP;
2004 – Realiza performance de dança A palavra que eu uso me inclui nela em inauguração do Núcleo Fotográfico do Espaço Coringa – Oficina da Luz, e abertura da exposição Primeiro Passo, São Paulo – SP;
2004 – Realiza performance de dança A palavra que eu uso me inclui nela em sarau no Garrafus, Recife – PE;
2004 – Realiza performance de dança A palavra que eu uso me inclui nela, em espaço alternativo, Recife – PE;
2004 – Realiza performance de dança A palavra que eu uso me inclui nela, em espaço alternativo, Brasília – DF;
2004 – Realiza performance de dança A palavra que eu uso me inclui nela, em espaço alternativo, Chapada dos Guimarães – MT;
2003 – Apresenta espetáculo de dança contemporânea Eco Sum?, no qual atua como criadora-intérprete, na conclusão da Faculdade de Comunicação das Artes do Corpo – PUC – SP, no teatro Viga, São Paulo – SP;
2003 – Temporada de apresentação do espetáculo de dança contemporânea Eco Sum?, no qual atua como criadora-intérprete, na conclusão da Faculdade de Comunicação das Artes do Corpo – PUC – SP, no teatro TUCA Arena, São Paulo – SP;
2003 – Realiza performance de dança A palavra que eu uso me inclui nela – concepção própria a partir de fragmentos poéticos de Manoel de Barros, no Instituto Ser Humano, São Paulo – SP;
2003 – Apresentação do espetáculo Eco Sum?, no qual atua como criadora-intérprete, na conclusão da Faculdade de Comunicação das Artes do Corpo – PUC – SP. Casa de Cultura Chico Science, São Paulo – SP;
2003 – Realiza performance interativa na inauguração da nova sede do atelier Espaço Coringa, São Paulo – SP;
2002 – Dezembro 2002 – Apresentação de dança “Improvisação”, dirigida por Zélia Monteiro, no teatro do Clube Alto de Pinheiros, São Paulo – SP;
2002 – Apoio e participação na apresentação da Dança Coral “Caleidoscópio” realizada com as crianças da Associação Morungaba, no Centro Cultural São Paulo, São Paulo – SP;
2002 – Realiza performance corporal interativa “Uma Fagulha de Reflexos”, som de Henrique Piccinato Xavier, no E.vento (G(C)U(L)TURAL) – Casa Ocupada, São Paulo – SP;
2002 – Apresentação da performance de dança “À Flor da Pedra”, dirigido por Gaby Imparato, em evento na Praça Patriarca, São Paulo – SP;
2002 – Apresentação da performance de dança “À Flor da Pedra”, dirigido por Gaby Imparato, realizada no Anhembi, na I Conferência Municipal de Mulheres da Cidade de São Paulo, São Paulo – SP;
2002 -Temporada de apresentação de performance de dança “À Flor da Pedra”, dirigido por Gaby Imparato no Centro Cultural São Paulo, São Paulo – SP;
2002 – Apresentação de “Labanianas I”, estudos coreográficos com base nos temas de movimento de Laban, sob direção de Isabel Marques no Caleidos Arte e Ensino, São Paulo – SP;
2001 – Apresentaçãodo espetáculo experimental Pandora sob direção de Gaby Imparato no Centro Cultural São Paulo, São Paulo – SP.
Cinema Video e Fotografia
Mai/2010 Curta metragem/ficção: A catadora de Pequi. Função no filme: orientação de edição e finalização. Orientação geral: Jefferson de Albuquerque Junior. Roteiro e direção: Laysla Ianael e Zuínglio Brito.
Mai/2010 Curta metragem/documentário: Os Sonhadores. Função no filme: orientação de edição e finalização. Orientação geral: Jefferson de Albuquerque Junior. Roteiro e direção: Laysla Ianael e Zuínglio Brito.
Mar/2010 Documentário: Pedra da Memória. Função no filme: câmera. Direção: Renata Amaral.
Jun/2009 Video experimental: 8 prelúdios para fuga ou a dupla fenda. Direção, performance, câmera e edição. Música de Lincoln Antonio. Exibido no Festival Tela Digital.
Nov/2007 Vídeo-performance: Isso não vai ficar assim. Função no vídeo: Performance e Direção, juntamente com Ana Goldenstein, e edição. Exibido na mostra 29 HORAS DE ARTE ORGÂNICA.
Mar/2007 Vídeo-performance: um bom retiro?. Função no vídeo: Coordenação de criação coletiva, realizada na oficina Criação em Vídeo – Poesias do Cotidiano. Oficina Cultural Oswald de Andrade. Exibido na Oficina Cultural Oswald de Andrade (2007), na Mostra do Audiovisual Paulista (2007) (link) e na mostra Cinemateca SP (2008).
Dez/2006 Vídeos-dança: Pele Pulso; Memória do Mar e A Ser Seda. Função nos vídeos: Criação, captação e edição. Video-Danças que integram a pesquisa “Criação em Dança no Universo simbólico Brasileiro”, ganhadora do premio Klauss Vianna de Dança de apoio à pesquisa. Realização: FUNARTE e Associação Cachuera!. Exibidos na Associação Cachuera! (2006) e na Mostra do Audiovisual Paulista (2007).
Mar/2006 Vídeo-arte: Enquete Sobre o Nosso Entorno. Função no vídeo: Assistência de direção e captação de som. Direção de Alejandra Riera (Argentina/França) realizado com a Cia Teatral Ueinzz.
Set/2004 Vídeo documentário: Memória Poética – São Francisco Xavier. Função no filme: Direção, concepção, produção e edição. Exibido em São Francisco Xavier no projeto Travessa Santana – Documentação Poética (2004), em São Paulo no Espaço Coringa (2004) e na V Mostra Cinema e Religião no CCSP (2007) (link) e na VI Mostra Cinema e Religião (2008 ) (link);
2000 – Participação em exposição coletiva no espaço Ar Cênico, com fotografias;
1999 – Participação de exposição coletiva no Espaço Coringa, com fotografias – Santos – SP.
Educação
2015 a 2021 – Idealização, implementação e coordenação do Projeto Ori Mirim – Comunidade de Aprendizagem, São Paulo – SP.
2012 – Curso: Movimento e Consciência Corporal na Gravidez e Pós-Parto com Janaína Audi, na Casa do Meio
2011 – Curso Corpo e Invenção no Lotus Urbano:
2010 – Ministra oficina de dança e música, juntamente com Lincoln Antonio, para crianças, em projeto de André Magalhães / Prêmio Interações Estéticas – Residência Artística em Pontos de Cultura na Fundação Casa Grande em Nova Olinda – CE;
2010 – Orientação de edição para crianças, em projeto de Jefferson de Albuquerque Junior / Prêmio Interações Estéticas – Residência Artística em Pontos de Cultura na ONG Juriti em Juazeiro do Norte – CE;
2007 – Ministra oficina Criação em Vídeo – Poesias do Cotidiano, (introdução à linguagem do vídeo, na relação com a fotografia, poesia visual, artes do corpo, inseridas num processo de criação coletiva a partir de referências do cotidiano urbano e da arte contemporânea), juntamente com Gabriela Leirias, na Oficina Cultural Oswald de Andrade – Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, São Paulo – SP;
2006 – Ministra curso de dança em escola infantil Meu Solzinho, São Paulo – SP.
2005/2006 – Coordena grupo de Meditação, Percepção e Movimento, com Maria do Socorro e Cris Burguer, no Estúdio Nova Dança, São Paulo – SP;
2005 – Ministra curso Corpo, Percepção e Movimento, em espaço próprio, São Paulo – SP;
2005 – Trabalha como arte educadora no projeto de IA (Iniciação Artística) no CEU (Centro Educacional Unificado) Butantã, da Prefeitura de São Paulo, ministrando cursos de Dança e Dança-Teatro para crianças e pré-adolescentes de 5 a 14 anos, São Paulo – SP;
2004 – Ministra oficina de artes plásticas e auto-imagem Espelho, espelho meu… para crianças da EMEF Mercedes Rachid Edwards, em parceria com a geógrafa, fotógrafa e arte-educadora Gabriela Leirias, integrando o projeto Travessa Santana – Documentação Poética, em São Francisco Xavier – SP, realizado pela Associação Cultural Jatobá AJA;
2004 – Ministra curso de Conscientização Corporal e Dança para adultos no CEU Butantã, São Paulo – SP;
2004 – Trabalha como arte educadora no projeto da EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) no CEU (Centro Educacional Unificado) Butantã, da Prefeitura de São Paulo, ministrando cursos de Dança e Dança-Teatro para crianças e pré-adolescentes de 5 a 14 anos, São Paulo – SP;
2004 – Ministra curso de Conscientização Corporal e estudos de processos de criação em dança contemporânea, no espaço do Instituto Ser Humano, São Paulo – SP;
Janeiro de 2003 – Ministra workshop de Consciência Corporal e Princípio da Criação em Dança no Centro Cultural Chico Science, 509 sul, Brasília – DF;
Janeiro de 2003 – Ministra workshop de Consciência Corporal e Princípio da Criação em Dança no espaço Cosmus, Chapada dos Guimarães – MT;
2003 – Ministra curso de Consciência Corporal, para os funcionários do Cursinho da Poli, São Paulo – SP;
2003 – Ministra curso de Dança-teatro – Laboratório de Criação e Montagem Cênica, para os alunos do Cursinho da Pol, São Paulo – SP;
2003 – Ministra curso de Dança – Consciência Corporal e Exploração do Movimento, para os alunos do Cursinho da Pol, São Paulo – SP;
Agosto a dezembro 2002 – Estágio na Associação Morungaba, no Projeto Estimulação, que realiza aulas de dança gratuitas para crianças da comunidade, participando das etapas de planejamento, execução e avaliação do projeto, no Centro Cultural São Paulo, São Paulo – SP;
Outubro de 2002 – Ministra aula de Dança e Exploração do Movimento na Comunidade de Agricultura Orgânica Yamagishi – SP;
Janeiro de 2002 – Ministra aula aberta de Dança e Exploração do Movimento na ong CENAP, Recife – PE;
2002 a 2003 – Ministra curso de Consciência Corporal e Criação em Dança, no Espaço da Curva, São Paulo;
2000 e 2001 – Ministra curso de Dança e Criação – Corpo e Movimento, no espaço do Instituto Ser Humano, São Paulo.
Extensão
2021 – Curso Cúpula de Horizontes // [Pré]formance, com Rubiane Maia pela Bica Plataforma , OK – BR;
2021 – Oficina de Performance: Corpa-Dramaturgia, Autoperformance e Técnicas de Escrita para Corpas Moventes com Manfrin, no CRD Centro de Referência da Dança – São Paulo SP;
2021 – Taller de Performance Más Alla de na Pantalla com Isil Sol Vil x Marina Barsy Janer, Barcelona, Espanha;
2020 – set a dez – Práticas em si com Julia Salem na escola do Reparar 2020 do AND Lab | Centro de Investigação em Arte-Pensamento e Políticas da Convivência, Portugal;
2020 / julho a setembro – ANDscape Curso Extensivo Online Escola do Reparar 2020 com Fernanda Eugenio, em posição-com: Dani d’Emilia, Guto Macedo, Julia Salem, Mariana Pimentel, Milene Duenha, Naiá Delion e Pat Bergantin e acompanhamento Iacã Macerata e Ruan. Rocha (AND Cuidado), a partir de Lisboa, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. do AND Lab | Centro de Investigação em Arte-Pensamento e Políticas da Convivência. Parceria Institucional: Fundo de Fomento Cultural – República Portuguesa. Parceria: Penhas co. Portugal;
2020 / julho a setembro – Grupo de estudos Dez Posições ante o Irreparável. com Fernanda Eugenio na escola do Reparar 2020 do AND Lab | Centro de Investigação em Arte-Pensamento e Políticas da Convivência. Portugal;
2020 / fevereiro – Laboratórios de Verão AND Brasil 2020 edição #3 São Paulo In-tensionar, inter-ferir: Táticas de des-ilusão e des-cisão ante o Irreparável com Fernanda Eugenio em posição-com Julia Salem, Naiá Delion e Patrícia Bergantin do AND Lab | Centro de Investigação em Arte-Pensamento e Políticas da Convivência. São Paulo – SP.
2020 – Curso experimental de voz VOX com Sandra Ximenez
2020 – 2021 – Trilogia de jornadas com Ana Thomaz sobre Educação, Trabalho, Saúde.
2019 – Curso Corpo Antena com Patricia Bergantin
2018 e 2019 – Grupos de estudos a partir da ética de Spinoza e da psicanálise Lacaniana com Carla Ferro na Casa Tombada – São Paulo -SP
2014 – Grupo de estudos montessorianos com Joana Benetton;
2014 – Curso de Educação Ativa com o grupo Orion, do Equador, São Paulo – SP;
2012 – Curso de Canto popular com Sandra Ximenez;
2012 – Oficina São Paulo através do espelho com o Coletivo Teatro Dodecafônico;
2012 – Acompanhamento do processo do Projeto DR sobre dramaturgia na dança;
2011 – Curso de Body Mind Centering com Tarina Quelho no Sesc Consolação – SP;
2011 – Curso Voz e Ação Vocal com Carlos Simioni do Lume Teatro, no Nosso Espaço – SP;
2011 – Curso Improvisação e Outros Estudos com Cristiane Paoli Quito no Espaço Oito – SP;
2011 – Curso Estratégias de Improvisação na Dança Contemporânea com Beth Bastos na Oficina Cultural Oswald de Andrade – SP;
2011 – Oficina Exercícios Compartilhados com Adriana Grecci – cia Artérias no Estúdio Nave – SP;
2011 – Oficina Elementos dos Orixás com Adriana Aragão e Beatriz Coelho no CCSP;
2011 – Oficina Registros Digitais do Corpo em Movimento com Analivia Cordeiro e João Penoni no Paço das Artes – SP;
2010 – Oficina Permeabilidade e Prontidão com Georgette Fadel no FIAC Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – Salvador;
2010 – Oficina Turista Aprendiz com Lincoln Antonio no IAP – Instituto de Artes do Pará – Belém;
2010 – Oficina Batuques Brasileiros com Lincoln Antonio no IAP – Instituto de Artes do Pará – Belém;
2010 – Oficina Estudo do Desenvolvimento Motor Humano com Rose Akras na Sala Crisantempo – São Paulo;
2009 – Curso de dança contemporânea com Leticia Sekito no CCSP;
2009 – Oficina Videodança de bolso, com Maíra Spanghero e Nacho Durán, no MIS, São Paulo – SP (i.dança) (feito a mouse);
2009 – Workshop de Dança Performance Democratic Forest com Sara Manente na Sala Crisantempo (wokshop brasil);
2008 – Participa da 8a. Conferência Internacional do Documentário – O Documentário Experimental, parte integrante do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários sediada no SESC Avenida Paulista , São Paulo – SP;
2007 – Aluna especial na disciplina Processos de Criação – Poética e Crítica no programa de pós graduação em Ciências da Comunicação na área Estudos dos Meios e da Produção Mediática – ECA / USP;
2007 – Seminários Vídeobrasil – (DES)LIMITES: HIBRIDIZAÇÕES NA IMAGEM CONTEMPORÂNEA – Sesc Avenida Paulista , São Paulo – SP;
2007 – Seminários Videobrasil – IMAGEM E ALTERIDADE, Sesc Avenida Paulista , São Paulo – SP;
2007 – Seminários Videobrasil – IMAGEM: OUTRAS MEDIAÇÕES E EXPERIMENTAÇÕES, Sesc Avenida Paulista , São Paulo – SP;
2007 – Seminários Videobrasil – A IMAGEM EM NARRATIVAS MÚLTIPLAS, Sesc Avenida Paulista , São Paulo – SP;
2007 – Seminário Mutações – Novas Configurações do Mundo – Cultura e Pensamento em Tempos de incerteza, no Sesc Avenida Paulista , São Paulo – SP;
2007 – Oficina História da Vídeo-Arte com Camila Sposati, na Oficina Cultural Oswald de Andrade , São Paulo – SP;
2004/2006 – Curso Sistemas Do Corpo a partir do método BMC com Tarina Quelho, no Estúdio Nova Dança, São Paulo – SP;
2005 – Workshop de Improvisação com Zélia Monteiro, na Sala Crisantempo, São Paulo – SP;
2005 – Workshop Artes do Corpo no Japão, com Christine Greiner, na Fundação Japão, São Paulo – SP;
2005 – Curso de Palhaço com Alex Rattoon e Maurício Paoli, no Estúdio Nova Dança, São Paulo – SP;
2005 – Workshop O Principio Aiki na Dança Contemporânea, com o Sensei Ivan M. Okuyama e os coreógrafos e dançarinos Letícia Sekito e Fernando Lee, na Fundação Japão, São Paulo – SP;
Fevereiro de 2005 – Workshop Jornada pelo Espaço do Corpo com Hisako Horikawa no Festival Internacional de Novadança, em Brasília – DF;
Fevereiro de 2005 – Workshop Um Aperfeiçoamento do trabalho de Companhia com Damián Muñoz no Festival Internacional de Novadança, em Brasília – DF;
2004/2005 – Curso de Contato Improvisação com Alex Ratton, no Estúdio Nova Dança , São Paulo – SP;
2004 – Curso de Interpretação com Érika Moura, no Estúdio Nova Dança , São Paulo – SP;
2004 – Curso de Dança Contemporânea com Marina Caron, no Estúdio Nova Dança , São Paulo – SP;
2004 – Curso: Documentários: história, crítica e produção, com coordenação de Andrea Paula dos Santos, Carla Miucci e Flavio Brito , São Paulo – SP;
2004 – Aula máster do método Bailarino – Pesquisador – Intérprete, com Graziela Rodrigues na Oficina Cultural Oswald de Andrade , São Paulo – SP;
julho de 2004 – Workshop com Hiroshi Koike, diretor da companhia japonesa Pappa Tarahumara, que alia a dança ao teatro japonês, à ópera, à música e às artes plásticas, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) , São Paulo – SP;
2004 – Oficina de Dança Africana na Associação Cultural Cachuêra , São Paulo – SP;
2003 – Oficina de Danças Dos Orixás, na Associação Cultural Cachuêra , São Paulo – SP;
2003 – Curso de Dança e Educação Somática com o tema fluidos, a partir da técnica Body Mind Centeringcom Rose Akras , São Paulo – SP;
2003 – Curso de Dança e Educação Somática com o tema órgãos, a partir da técnica Body Mind Centering com Rose Akras, no Caleidos: Arte e Ensino;
2003 – Curso de Danças Populares Brasileiras com Tião Carvalho, no Espaço Nzinga , São Paulo – SP;
2003 – Grupo de estudos de Teatro Contemporâneo com Miriam Rinaldi, do Teatro da Vertigem, na Casa 1 , São Paulo – SP;
2003 – Curso de Contato Improvisação com Cristiano Karnas, no Estúdio Nova Dança , São Paulo – SP;
2002/2004 – Participação nos Encontros mensais para a prática do improviso, no Estúdio Nova Dança , São Paulo – SP;
2002/2003 – Participa do grupo de estudo de improvisação, mensal, a partir do método Klauss Vianna, dirigido por Zélia Monteiro , São Paulo – SP;
2002 – Curso de Contato Improvisação com Alex Ratton, no Estúdio Nova Dança , São Paulo – SP;
2002 – Participa do grupo de estudos de Matrizes da Dança Popular Brasileira, coordenado pela professora Heloísa Domenicci , São Paulo – SP;
2002/2003 – Curso de Balé Clássico e Consciência Corporal com Zélia Monteiro no Estúdio A & B , São Paulo – SP;
2002 – Curso de Improvisação Dança Teatro com a cia. Nova Dança 4, sob supervisão de Cristiane Paoli Quito e Tica Lemos, no Estúdio Nova Dança;
2002 – Curso: Rudolf Laban: Introdução aos estudos do movimento, módulo 1 – espaço, com Isabel Marques, no Caleidos: Arte e Ensino , São Paulo – SP;
2002 – Curso: Rudolf Laban: Introdução aos estudos do movimento, módulo 2 – shape, com Isabel Marques, no Caleidos: Arte e Ensino , São Paulo – SP;
1999/2002 – Curso de Seitai-ho, técnica japonesa de centramento do corpo, com o Toshi Tanaka , São Paulo – SP;
2001 – Workshop de Clown com Vera Abbud no espaço do Instituto Ser Humano, São Paulo – SP;
2001 – Workshop de Kempo Indiano com o mestre Jô Azer no Espaço da Curva, São Paulo – SP;
1999 – Workshop de Cinema Japonês na Fundação Japão com professor da UFF, São Paulo – SP;
1998 – Workshop de Body Mind Centering no Estúdio Nova Dança, São Paulo – SP;
1998 – Workshop de Dança Contemporânea em Nova York, EUA;
1994/1995 – Curso de Canto com a professora Consiglia Latorre, São Paulo – SP;
1994 – Curso de Capoeira com o mestre Vagnão no espaço do Projeto Equilíbrio, São Paulo – SP;
1994 – Curso de Teatro com Celso Fratesky, São Paulo – SP;
1994 -Curso de Dança e Improvisação com José Maria Carvalho, no Espaço Viver, São Paulo – SP;
1993 a 1995 – Curso de Teatro no Teatro Vento Forte, São Paulo – SP;
1993 – Curso de Consciência Corporal e Dança (método Klauss Vianna) com Beth Bastos, São Paulo – SP;
1992 – Curso de Teatro com Raquel Fuser, São Paulo – SP.
Projetos e eventos
2011 – CORPO CONJUNTIVO Expo-festa invenção ao vivo – Idealização e produção do evento multimidia:
2009 – Palestra no projeto Fixos e Fluxos sobre a pesquisa Artes de Fronteira, Curitiba;
2008 – Participa do II Fórum de Performance, em São José dos Campos;
2006 – Acompanhamento, participação e documentação em fotografia e vídeo do Encontro de Parteiras Tradicionais do Sul e Sudeste – Prevenção das DST/HIV/Aids a Hepatites Virais, Realizado pelo Ministério da Saúde em São Paulo – SP;
2004/2006 – Trabalho na administração e contabilidade do projeto Cantina Terraço Nova Dança de alimentação integral – São Paulo – SP;
2005 – Participa do Encontro Internacional de Criadores e Coreógrafos no Festival Internacional de Novadança em Brasília – DF;
2004/2005 – Sócia-fundadora da Associação Cultura Jatobá – AJA, entidade sem fins lucrativos que agrega artistas, educadores e profissionais envolvidos com a área da cultura, tendo como objetivo a criação, preservação e disseminação de valores culturais;
2002 – Idealização, concepção e realização do E.vento (G(C)U(L)TURAL) – Casa Ocupada, que reúne artistas de diversas áreas para ocupar espaços acessíveis e transvertê-lo em ambiente artístico work in progress;
1999 – Participa do grupo do Balé Folclórico de São Paulo – Abaçaí Cultura e Arte.
Pesquisa
2008/2009 – Desenvolve pesquisa intitulada: Artes de fronteira – Hibridismos e experimentações: Uma leitura expandida do material de performance e videoarte no Arquivo Multimídia do CCSP. Pelo Prêmio Pesquisador 2008 no Centro Cultural São Paulo.
2002 / 2003 – Desenvolve pesquisa de Iniciação Científica subsidiada pelo CEPE da PUC-SP, entitulada “Levantamento e mapeamento de diferentes concepções dentro da prática da improvisação em dança contemporânea na cidade de São Paulo”, abordando os trabalhos de Vera Sala, Tica Lemos e Zélia Monteiro, sob orientação de Rosa Hercoles.
Ótimos tempos
Cursinho da Poli
Situava-me entre
A arte do corpo transmitida
E a arte do corpo experimentada
Orientada por
Uma maravilhosa
Artista
Ótimos tempos!
Presenças inesquecíveis!
Criação no corpo com grandes mergulhos!
Que maravilha que isso acontece!